Sydney Opera House

Sydney Opera House

Aventuras nos transportes



5 comentários
Até há pouco tempo eu só precisava de apanhar um autocarro para a cidade para ir trabalhar. Quando morávamos em Bondi Juction, às vezes ia de comboio. Aquilo no fundo é um metro, não sei porque é que não chamam as coisas pelos nomes. Anyway, tudo muito fácil, já que Bondi Junction era a primeira estação e dali só se ia em direcção à cidade, por isso nem dava para enganos.

Agora trabalho em North Sydney, o que me implica ir até à Central Station para apanhar a linha de comboio que me leva até lá. A Central Station é uma estação gigantesca onde se cruzam todas as linhas do metro da cidade e onde chegam e partem comboios "intercidades". Ou seja, uma confusão.
Na primeira tentativa, olhei para o mapa a entrada da estação, vi que tinha que seguir a linha amarela e procurei indicações por cores. Pois...nao havia. Olhei para o monitor que indicava o destino de cada linha e segui para a linha 22. Só depois de percorrer o longo corredor para chegar lá é que percebi que não era aquela linha. Toca a andar tudo para trás outra vez e tentar perceber pelas indicações quase inexistentes para onde é que tinha que ir. Lá me safei e o resto da viagem correu bem.

No caminho de volta, saio na Central Station e ao  descer as escadas vejo-me no meio de outro longo corredor com placas que anunciavam saída para a esquerda e saída para a direita. Ora obrigada! Mas saída para onde? é que naquela estação, assim de repente consigo ver pelo menos umas 5 saídas, todas para ruas diferentes e longe umas das outras. E umas placas mais elucidativas? Hum?
À falta de melhor, segui o meu sentido de orientação, que obviamente me levou para o lado errado e tive que andar uma boa distância na rua até à paragem do autocarro que tinha que apanhar a seguir (que ficava mesmo em frente a outra saida, claro).

Na segunda vez que fiz esse percurso, já sabia a linha de manhã e à tarde, nao sei como, consegui sair para o lado certo. Tenho dúvidas que ainda saiba o caminho da proxima vez...

Eu até achava que me safava nos transportes, mas vendo bem, o único termo de comparação que tinha era o metro de Lisboa. Será assim tão diferente?





5 comentários:

  1. o que eu me ri com este post!

    Percebo tão bem a tua frustração :). Tambem EU andei as aranhas em Central station precisamente pela falta de indicações. Recordo-me de uma vez ter saído na estação e não fazer a mais pequena ideia para que lado ir e andar ali as aranhas. Acabei num tunel enorme e a rezar para que no final fosse a saída que quería. POis não estava com vonatde nenhum de fazer aquilo tudo para trás. Felizmente acertei, mas quantos não terão ficado perdidos como eu?

    Pior foi em Bondi Junction que não fazia a mais pequena ideia como voltar para town hall se para esquerda ou para a direita na estação. É que não ha referências "straight forward" para nos guiar.

    Ainda assim o ferry é bem mais pacifico.

    Fátima

    ResponderEliminar
  2. Ola cris
    Afinal isso não é assim tão diferente que o metro de Lisboa
    Até parece igual
    Um pouco maior talvez
    Mas vais te habituar nas calmas
    Agora ao principio faz te confusão mais logo logo já estas nos carris com as linhas marelas e azuis etc
    Um bj
    Pedro

    ResponderEliminar
  3. O metro de Lisboa tem agora 3 novas estações na linha vermelha. Finalmente já chega até ao aeroporto :) Moscavide, Encarnação
    Aeroporto

    ResponderEliminar
  4. N se chama metro porque n e' metro. o sistema de carris e' diferente. Mas assim a central e' o meu maior pesadelo...

    ResponderEliminar
  5. pode mudar em Town Hall, nao e'preciso ir ate' Central Station. Mais comodo...

    ResponderEliminar

newer post older post